Os Cursos da área da Saúde da Unoesc São Miguel do Oeste realizam no dia 1º de Julho (sábado), o evento "De olho na Saúde" que vai trabalhar a promoção da saúde e prevenção de agravos. A atividade será realizada na Praça Walnir Bottaro Daniel, das 9h às 12h. Os estudantes dos Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia estarão divididos em estações temáticas, de forma que a comunidade possa se deslocar entre as estações e participar de todas as atividades propostas.
Conforme o Coordenador dos Cursos de Farmácia e Biomedicina, professor Everton Boff, os estudantes e professores vão realizar um momento de interação com a comunidade para fornecer orientações e esclarecer dúvidas sobre cuidados com a saúde, diagnóstico precoce, benefícios de manter-se ativo e de uma alimentação saudável, conhecimentos sobre chás medicinais e terapêuticos e interpretação de exames clínicos para diversas patologias.
— As atividades desenvolvidas serão elaboradas, a partir dos assuntos discutidos nos componentes curriculares da primeira fase, com apresentação prévia em sala, para os devidos ajustes e aprimoramentos antes da exposição para a comunidade. O processo de pesquisa, elaboração do material e metodologia de exposição, bem como a apresentação, fazem parte das Atividades Práticas de Extensão (APEX) do semestre — salienta Boff.
Toda a comunidade está convidada a participar da ação, que trará benefícios para a saúde dos participantes e para a vida acadêmica e profissional dos estudantes.
— Eventos como este possibilitam experiências diversificadas para a formação profissional do estudante, pois facilitam o desenvolvimento da habilidade de comunicação com pessoas da comunidade, ao fornecer informações sobre saúde, além de proporcionar a aplicação prática de conceitos discutidos em sala de aula e observar as diferenças de conceitos e atitudes que as pessoas têm referente à saúde, estimulando a reflexão sobre como cada indivíduo reconhece, utiliza e cuida do seu corpo para se manter saudável e se relacionar com o ambiente a sua volta, elencando os fatores que podem influenciar nessa relação. Tais percepções são incorporadas às experiências do estudante e trazidas para a socialização nos mais diversos componentes da matriz curricular — finaliza o professor.
COMO VÃO FUNCIONAR AS ESTAÇÕES
Fisioterapia: os participantes poderão observar a localização de órgãos do corpo humano em macromodelos e de alguns tecidos no microscópio, relacionando-os com condições de saúde comuns como a degeneração articular, por exemplo. Além disso, receberão informações sobre a importância de manter-se ativo para a manutenção da saúde e prevenção de agravos.
Odontologia: serão realizadas atividades de promoção de saúde bucal e exames orais, visando a prevenção do câncer de boca, cárie e doenças do periodonto.
Nutrição: os estudantes, juntamente com os professores, estarão realizando a estação "De olho no rótulo: conhecendo o que se come" com orientações sobre escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis, considerando que a comunidade, em sua maioria, é carente de informações para uma correta leitura dos rótulos e apresenta baixa frequência de leitura desse instrumento. Serão repassas informações sobre rotulagem de alimentos e componentes que fazem parte dos produtos alimentícios consumidos e os princípios de uma alimentação saudável, para uma mudança de hábitos alimentares. Também será realizada avaliação antropométrica da composição corporal por bioimpedância, distribuição de chás com as devidas explicações técnicas e de preparo, instrução sobre exames clínicos laboratoriais, palestra e verificação de pressão arterial.
Psicologia: o Curso irá trabalhar os estudos sobre Psicologia, Migrações, Cultura e Desenvolvimento, priorizando a solução dos problemas da sociedade que pode ser desenvolvida na forma de projetos, cursos, oficinas, eventos, prestação de serviços e demais ações, prioritariamente vinculadas às áreas de: Saúde e Qualidade de Vida; Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania, Educação, Cultura e Desporto e Desenvolvimento Regional.
Enfermagem: o Curso irá trabalhar com a promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde, instrumentalizando a comunidade, respeitando o contexto pessoal, ambiental e sociocultural para o autocuidado.
Farmácia: serão entregues sachês de chás, acompanhados de folhetos explicativos sobre a erva, relatando indicações terapêuticas, interações com alimentos e fármacos, riscos quando do uso abusivo e o correto preparo.